Brasil o campeão mundial no uso de agrotóxicos

Segundo estudo (Geografia do uso de Agrotóxico no Brasil e Conexões com a UE) feito pela Professora da USP a Dra. Larissa Bombardi, o Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos, no seu estudo detalha a extensão do uso dos problemas causados pelo uso de agrotóxicos.
Muito dos problemas de saúde em que o brasileiro sofre, podem estar completamente ligados pela utilização dos produtos usado em plantações de alimentos, estes produtos no Brasil tem sido liberados massivamente pelo Ministério da Agricultura e utilizado e defendido por agricultores, alguns destes defensores são muitos deputados ligados ao AgroNegócio.

As liberações
Entre 2008 e 2015 liberação 136 novos produtos comerciais por ano, entre 2016 e 2018 foram 450 novos produtos autorizados e só no 1º semestre 2019 são 239 novas autorizações e em 24 de junho 42, já em julho temos 51.

Saúde Humana
Mais de 25 mil pessoas nos últimos anos se entoxicaram por conta de agrotóxicos, 20% destas intoxicação são crianças e adolescentes de 0 à 19 anos e até bebes de 0 a 12 meses são intoxicados no Brasil.
Ainda segundo o estudo, a cada 2 dias e meio uma pessoa morre no brasil por conta de entoxicação, mais de 9 mil pessoas tentaram se suicidar utilizando agrotóxicos

Foto: Brasil de Fato

De todos os 42 agrotóxicos liberados no final de junho, 33% deles são classificados como Nível 1 para a saúde humana e 52% são Nível 2 (MUITO PERIGOSO) para Saúde Ambiental

Tabela toxicologica da ANVISA para saúde humana

Nível 1 EXTREMAMENTE TÓXICO para saúde humana
Nível 2 ALTAMENTE TÓXICO
Nível 3 MEDIANAMENTE TÓXICO
Nível 4 POUCO TÓXICO

Saúde Ambiental

Segundo a tabela toxicologica do IBAMA para Saúde Ambiental

Nível 1 ALTAMENTE PERIGOSO para o meio ambiente
Nível 2 MUITO PERIGOSO para o meio ambiente
Nível 3 PERIGOSO para o meio ambiente
Nível 4 POUCO PERIGOSO para o meio ambiente